Institucional

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) foi criada em 1960 e credenciada como instituição de ensino pela Portaria “E”, n° 12, de 18 de março de 1966.

A ETESB é mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), criada pela Lei n° 2.676, de 12/01/2001, Unidade de Administração Fundacional, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF).

A Escola constitui-se em órgão tecnicamente autônomo, diretivo, normativo e executivo de Educação Profissional em Saúde, integrando o Sistema Público de Ensino do Distrito Federal e a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS).

A ETESB oferece cursos técnico de especialização e qualificação de nível médio.

A principal missão da Escola é promover a educação profissional de nível técnico com excelência, contribuindo assim o aperfeiçoamento da assistência à saúde em todos os níveis.

Sua visão é continuar sendo uma instituição de Ensino de referência em Educação Profissional técnica de nível médio na área da saúde, formando indivíduos éticos e capazes de atuarem de forma assídua no mercado do trabalho.

A ETESB, para exercer suas competências administrativas de caráter escolar e executar as atividades didático-pedagógicas inerentes ao processo educacional desenvolvido, tem a seguinte estrutura:

I. Direção:

A Direção da ETESB é estrutura orgânica diretiva, normativa e executiva, responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão e avaliação das atividades didático-pedagógicas e administrativas da ETESB.

II. Secretaria de Cursos:

A Secretaria de Cursos é unidade executiva diretamente subordinada ao Diretor da ETESB com competência de realizar o registro dos assuntos pertinentes à vida escolar do corpo docente e discente e organizar os serviços de escrituração e arquivo relativos ao funcionamento da ETESB.

III. Gerência Pedagógica:

Gerência Pedagógica é uma unidade subordinada ao Diretor da ETESB, com a competência de gerenciar, planejar, supervisionar, avaliar e orientar as atividades didático­ pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Educação Profissional em Saúde.

a) Núcleo de Apoio Didático: O Núcleo de Apoio Didático integra a estrutura da Gerência Pedagógica, sendo responsável pelo desenvolvimento de tecnologias educacionais adequadas aos cursos de Educação Profissional em Saúde desenvolvidos pela Escola, em consonância com a Proposta Pedagógica da ETESB.

b) Núcleo de Orientação Educacional: O Núcleo de Orientação Educacional, unidade executiva, subordinado à Gerência Pedagógica, tem por objetivo prestar atendimento aos docentes, aos discentes e demais colaboradores da Escola, em caráter preventivo, informativo e de orientações individuais e coletivas, buscando junto aos estudantes a resolução de problemas de aprendizagem, proporcionando condições para a integração da comunidade escolar, sendo constituído por equipe técnica composta por profissionais especializados em processos psicopedagógicos, avaliação de condições sociais e econômicas e saúde mental.

IV. Gerência de Cursos.

Gerência de Cursos é unidade diretiva e executiva, subordinada à Direção da ETESB, com a competência de gerenciar, planejar, supervisionar, avaliar e orientar o desenvolvimento técnico-operacional dos cursos ministrados e/ou coordenados pela ETESB.

a) Núcleo de Cursos Técnicos: O Núcleo de Cursos Técnicos é uma unidade subordinada à Gerência de Cursos, que tem por competência coordenar e acompanhar a execução das atividades didático­ pedagógicas dos cursos, identificando e propondo alternativas, para a plena realização das atividades programadas.

Pular para o conteúdo