Estudantes da ETESB/FEPECS Realizam Prática Educativa de Prevenção em Saúde Bucal no DF

Estudantes da ETESB/FEPECS Realizam Prática Educativa de

Prevenção em Saúde Bucal no DF

Os alunos do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) realizaram nos dias 14/03/2022 e 25/03/2022 uma palestra sobre PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL, nas Escolas Classes 113 e 102 Norte, no Plano Piloto, sob a supervisão dos docentes Fabiana Maria Montandon e Wagner Gomes.

As turmas eram compostas de crianças entre 6 e 7 anos de idade. Inicialmente, os pais e/ou responsáveis foram comunicados acerca das atividades palestrantes na Escola e autorizaram a participação das crianças por meio de um Termo de Autorização devidamente assinados.

Esse momento Escola-Classe ETESB/FEPECS decorre da concepção pedagógica do curso de TSB, o qual articula dinamicamente trabalho e ensino, prática e teoria, ensino e comunidade. O tema abordado foi a prevenção da cárie dentária baseada no controle dos fatores etiológicos da doença, como a alimentação saudável e higienização da cavidade bucal após as refeições, com auxílio do fio dental, escova de dente e dentifrícios.

O roteiro da palestra, produzido pelos discentes, sob supervisão dos docentes resultou em uma metodologia de trabalho que envolveu: a realização e entrega de folder explicativo sobre os cuidados com a higiene bucal; desenhos com figuras relacionadas à saúde bucal para serem pintadas pelos pequenos ouvintes; palestra sobre a prevenção da cárie dentária usando modelos grandes representando a cavidade bucal, material demonstrativo de itens usados na escovação dentária, amostra de alimentos saudáveis e nãosaudáveis; além de modelos de dentes felizes e tristes, confeccionados em tecido e em E.V.A.

Além disso, houve distribuição de kits de higiene bucal contendo fio dental, escova e creme dental. Ao final, houve entrega de certificado de participação para os alunos das Escolas-Classe. Os alunos das Escolas-Classe participaram com perguntas, relatos do cotidiano, curiosidades, demonstração do uso do kit de escovação além de sorrisos e aplausos como agradecimentos aos futuros profissionais de saúde.