Estudantes da ETESB/FEPECS visitam Rede de Frio da Saúde do DF

Os estudantes do curso Técnico de Enfermagem, da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) fizeram uma visita técnica à Rede de Frio do Distrito Federal, localizada no Parque de Apoio, onde ficam armazenadas as vacinas da Secretaria de Saúde. Ao todo, cerca de 20 estudantes estiveram no local.
O grupo estava sob a coordenação das professoras Francisca Damaura e Ana Moura. Primeiramente, os estudantes receberam as instruções sobre o que é a Rede de Frio do DF e a importância desse local onde são armazenadas as vacinas e insumos da SES-DF.
“A visita à Rede de Frio foi uma experiência profícua, onde tivemos a oportunidade de conhecer desde o recebimento, acondicionamento até a distribuição dos imunobiológicos. Toda estrutura nos foi apresentada, agregando conhecimentos da prática e enriquecendo as aulas teóricas ministradas em sala de aula. Parabéns à ETESB/FEPECS, que nos proporcionou essa oportunidade de conhecermos a complexidade que é a logística, até que as vacinas cheguem nos braços da população”, relatou a estudante do curso Técnico em Enfermagem, Cláudia Guimarães Batista de Araújo.
A enfermeira e professora do curso técnico, Francisca Damaura, destacou a importância dos alunos conhecerem o local de armazenamento dos imunobiológicos.
“É de grande importância para o aluno conhecer os bastidores da Rede de Frio. Recebimento , acondicionamento e distribuição dos imunobiológicos. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a logística dos imunobiológicos, bem como os cuidados necessários para que esses insumos cheguem de forma segura a cada cidadão. Além disse foi de grande valia para os estudantes entenderem a importância da vacinação para prevenção de doenças”, ressaltou a professora responsável pela visita dos alunos.
REDE – O Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, com o objetivo de garantir a qualidade dos imunobiológicos adquiridos e ofertados à população, conta com uma Rede Nacional constituída por uma estrutura física, a Rede de Frio, que viabiliza seu processo logístico, a cadeia de frio.
A Rede de Frio do DF, localizada no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde, visa estabelecer o planejamento da necessidade de imunobiológicos compartilhado com a instância nacional, que é o Ministério da Saúde. Ela é responsável por atender às atividades de vacinação, em função dos Calendários de Vacinação Nacional e da situação epidemiológica.