Diretores da Escs e Etesb participam de evento para orientação profissional

O encontro ocorreu no Centro Educacional 15 de Ceilândia e reuniu estudantes, professores e palestrantes

Natalia oliveira, da Fepecs

Um projeto de orientação profissional idealizado pela Secretaria de Educação do DF (SEE) reuniu representantes de diversas instituições educacionais em uma escola pública de Ceilândia nesta sexta-feira (11). Entre os convidados, os diretores da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) e Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) estiveram presentes para falar um pouco sobre os cursos ofertados nessas Escolas, a forma de ingresso e a importância de capacitar pessoas de forma gratuita, com educação de qualidade.

Direcionando sua fala ao público-alvo de estudantes do ensino médio, o diretor da Etesb, Roberto Carlos Alves Louzeiro apresentou a estrutura da Escola, que é tradicional em Brasília e foi fundada ainda na década de 1960. Hoje, com 63 anos de existência, a Etesb já capacitou mais de 6.500 profissionais entre auxiliares, técnicos e pós-técnicos.

“A minha intenção é, além de apresentar a Escola, falar sobre os cursos de excelência que oferecemos, gratuitamente, tanto de forma presencial quanto online”, disse. O gestor, que também é professor, ressalta que a finalidade da Etesb é “formar profissionais que possam contribuir no sistema único de saúde do DF”.

Com material gráfico em mãos para distribuir aos alunos, a fim de divulgar os cursos de enfermagem e medicina, a diretora da Escs, Marta Rocha, fez uma explanação sobre as formas de ingresso na Escola e destacou que 40% das vagas ofertadas são para alunos que estudaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Esse número corresponde a uma cota, que favorece a admissão no ambiente acadêmico.

Para ela, “é fundamental ter essa proximidade com os estudantes, principalmente porque muitos deles nem sabem que podem sonhar com a carreira de médico ou enfermeiro, de forma gratuita, e que esses cursos são acessíveis a eles”.

A diretora explicou que a Escs oferece, também, uma bolsa permanência para cotistas, que auxilia no decorrer do curso e diminui o índice de evasão desses estudantes. Além disso, outros programas com oferta de bolsas acumuláveis também facilitam a permanência dos discentes.

As duas escolas fazem parte da estrutura da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), que é vinculada à Secretaria de Saúde (SES), e o evento foi visto pelos diretores como uma oportunidade de fortalecer a educação e a saúde públicas, e a capacitação de profissionais da comunidade do Distrito Federal.