Fepecs lança campanha para incentivar a cultura do elogio organizacional

A iniciativa visa encorajar o reconhecimento dos trabalhos realizados pela instituição

Natalia Oliveira, da Fepecs

Com o slogan “Elogiar Faz Bem”, a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) lançou, nesta segunda-feira (7), uma Campanha que visa estimular o reconhecimento do trabalho realizado por servidores da instituição. A cultura organizacional do elogio foi pensada para que gestores, colegas de trabalhos, docentes e outros colaboradores tenham suas atividades elogiadas formalmente por meio da Ouvidoria.

Para que todos se sintam valorizados, motivados e aumentem a produtividade, os setores de ouvidoria e assessoria de comunicação se uniram para pensar em sugestões que fomentem essa nova cultura e apresentaram a Campanha aos gestores da Fundação, com o intuito de que eles sejam os primeiros a registrarem os elogios aos servidores que se destacam em suas divisões de trabalho.

Apoiadora da Campanha, a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes entende que “elogiar vai além de motivar, é a valorização e o reconhecimento do trabalho e da dedicação dos nossos servidores e colaboradores que fazem um trabalho de excelência em prol da saúde e da educação”.

A Fepecs foi criada em 2001 e ainda não possui um quadro próprio, por isso, depende da cessão de servidores de outros órgãos do GDF para desempenhar o trabalho no local. Além disso, também conta com servidores comissionados que possuem cargos estratégicos e de confiança dos gestores da fundação.

É uma instituição pública que atua em duas áreas de suma importância: saúde e educação. Os servidores lotados aqui são, em sua maioria, dos órgãos ligados a essas áreas, por isso, a necessidade de prestigiar o trabalho desses profissionais, que, também estão divididos entre as três escolas mantidas pela Fundação: Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) e Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus).

Cenário atual

Nas três escolas, cada uma com sua peculiaridade, existem serviços de excelência prestados ao público interno e externo, e que deve ter o destaque merecido. A Fepecs também é mantenedora de uma biblioteca central, que possui em torno de 11 mil títulos voltados à saúde e de livre acesso aos estudantes das escolas e servidores locais.

Outros setores da instituição, igualmente importantes, são os que mantêm a Fundação em pleno funcionamento. Licitações e contratos são realizados com celeridade pela Unidade de Administração Geral (UAG); pareceres da procuradoria jurídica (Projur) dão embasamento legal às decisões tomadas; aniversariantes do mês são parabenizados com cartões impressos pela Gerência de Gestão de Pessoas (GGEP); ações são planejadas pelo Comitê Interno de Governança (CIG), dentre outras diversas áreas que fazem a Fepecs caminhar e que devem ter seus trabalhos elogiados.

Apesar de tantos exemplos positivos, a Ouvidoria percebeu que os elogios não estão sendo formalizados, e, por este motivo, a posição da Fepecs no Ranking Geral do Painel Ouvidoria do GDF está muito aquém dos trabalhos desenvolvidos pela instituição.

Para a chefe do setor, Adriana Sousa “a campanha é importante para motivar os servidores, sobretudo os que trabalham nos setores que tradicionalmente recebem o maior número de reclamações, que são relacionadas a concursos públicos, pagamento de bolsas e atividades da residência médica e multiprofissional”. Adriana destaca que “outro ponto importante é fazer com que a ouvidoria também seja vista como um setor que é responsável por trazer reconhecimento do trabalho e não apenas reclamações”.

Nova cultura

Mudanças trazem o desconforto do primeiro passo, no entanto, a cultura do elogio organizacional está sendo construída de forma leve e explicativa, para que os servidores percebam o valor do seu próprio trabalho e o do colega. O objetivo da instituição é que a #elogiarfazbem se torne um hábito organizacional e dê visibilidade ao trabalho de servidores, docentes e pesquisadores.

A Campanha não é para ser vista como uma obrigação por parte das equipes de trabalho, mas como uma oportunidade de reconhecer o desempenho de uma instituição que oferece, de forma gratuita, cursos técnicos, de graduação (medicina e enfermagem), pós-graduação e aperfeiçoamento de profissionais da saúde.

Para estimular a formalização do elogio, as artes da Campanha foram desenvolvidas com um QRCode que direciona para a página da Ouvidoria do GDF, onde a pessoa tem a opção de elogiar, descrevendo seus motivos, e finalizar a solicitação. Os computadores da instituição também foram atualizados com o papel de parede da campanha, a fim de que todos sejam encorajados a formalizar um elogio após efetuar seu login. É rápido, fácil e leva menos de dois minutos.

Os elogios formalizados por meio da Ouvidoria vão para a pasta funcional do servidor, que pode utilizá-lo para progressão de carreira e aperfeiçoamento de currículo. A campanha também é a chance de questionar todos os dias: você já elogiou alguém hoje? Elogiar faz bem!