Escola Técnica de Saúde de Brasília realiza entrega de certificados de conclusão de curso para Cuidador de Idosos

A capacitação foi finalizada após 250 horas de carga horária

A manhã desta quinta-feira (9) foi de pura emoção para alunas da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), que concluíram o curso para Cuidador de Idosos. Iniciada em fevereiro deste ano, a segunda turma da capacitação contava com 27 estudantes matriculados; hoje, após 250 horas de carga horária, apenas 13 alunas receberam o tão almejado certificado.

Apesar de não ter uma daquelas cerimônias de formatura cheias de glamour, os docentes da Etesb fizeram questão de organizar um momento solene, para exaltar o esforço e empenho de uma turma composta apenas por alunas mulheres. Todas com sua história particular marcada por lutas e dificuldades, mas com uma vontade imensa de mudar de vida, principalmente no quesito profissional.

A diretora-substituta da Etesb, Josimeire Batista foi a responsável por iniciar a solenidade. Ao se dirigir às alunas, ela destacou que “a escolha de cuidar de alguém requer empatia, respeito e paciência, sobretudo quando se trata de pessoas idosas”. Em seu discurso, também falou sobre o papel da escola na formação de novos profissionais e o quanto “é necessário fazer a diferença por onde passamos”.

Com lágrimas nos olhos, a aluna Pepita Freitas Sampaio descreveu algumas adversidades enfrentadas ao longo dos três meses de curso e afirmou: “sempre recorri a Deus para não desistir; foi Ele que me deu forças para chegar até aqui e conseguir esse certificado”. Passada a emoção, Pepita era só sorrisos e agradecimentos, “estou muito feliz, não acredito que concluí o curso”, comemorou.

Após receber a certificação, alunas, docentes e direção celebraram a conquista e, com direito a espumante (sem álcool), brindaram o fim de um ciclo de aprendizado, conhecimento e novas amizades. Durante a confraternização, era comum ouvir comentários como “não vamos perder o contato, vamos manter o nosso grupo de whatsapp”. Parece que, além do cuidado com os idosos, as alunas aprenderam a cuidar umas das outras, como uma verdadeira família.

O curso

Nessa edição do curso, a carga horária foi ampliada para incluir mais aulas práticas e outros benefícios aos discentes, como direito ao passe estudantil. Ao longo dos meses, as alunas também puderam ter uma experiência inloco com idosos do Lar dos Velhinhos Maria Madalena, onde fizeram uma visita técnica. “É importante proporcionar esses momentos, até para que elas tenham noção de como é o dia a dia de uma pessoa idosa nesse tipo de ambiente”, explica Josimeire.

As aulas teóricas foram ministradas por professores do curso técnico para enfermagem, e os momentos práticos, que incluíam manobras de banho e auxílio na locomoção, foram realizados com bonecos do laboratório de enfermagem. Além disso, os docentes também criaram ambientes de simulação, onde os próprios alunos faziam o papel de uma pessoa idosa, a fim de que eles pudessem perceber como é importante o trabalho de um cuidador.

Durante o curso também foi trabalhada a escuta ativa, tendo em vista que, muitas vezes, o cuidado com o idoso se restringe à companhia. “Sabemos como os idosos gostam de conversar e contar histórias, então é importante que o cuidador saiba ouvir, e mais do que isso, tenha paciência e empatia nessa escuta” ressalta a gestora.

Com o certificado em mãos, as alunas poderão trabalhar em domicílios; hospitais particulares; abrigos; igrejas- onde haja áreas específicas para cuidados com idosos. A profissão não se confunde com a enfermagem, pois os cuidados são mais básicos e não adentram a área da saúde.

Futuro

Há previsão de uma nova turma no segundo semestre, com carga horária mais reduzida, de 120 horas. Atualmente, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está discutindo a regulamentação da profissão de cuidador de idosos, que deve beneficiar inúmeros profissionais. “Vamos adaptar o curso com uma carga horária menor, mas com o mínimo exigido pelo MTE para que, quando sair a regulamentação, os profissionais possam trabalhar com tranquilidade”, conclui Josimeire.