Etesb abre inscrições para curso online voltado à comunidade

Com carga de 80h, o curso não possui pré-requisitos e as vagas são ilimitadas

O curso “SUS e Cidadania para a comunidade”, com formato online e vagas ilimitadas é o desenho de uma oportunidade gratuita de aperfeiçoamento oferecida pela Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb). O objetivo da formação é ampliar o olhar do participante sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo cidadãos mais conscientes acerca de seus direitos, além de indicar formas de colaborar com a melhoria da saúde pública do Distrito Federal e do país.

As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (10) e podem ser feitas pelo site da Etesb até o dia 30 de novembro. Para se inscrever, o interessado deve se cadastrar na plataforma Moodle, disponibilizada no site da Escola e, a partir daí, terá acesso ao curso, que conta com quatro módulos.

Criado em 2021 por docentes da Escola em conjunto com a gerência pedagógica, o curso possui 80h de carga horária e conta com certificado de conclusão depois de atingida a nota média necessária, que é verificada por meio de tarefas disponibilizadas na plataforma. Desde seu início, cerca de 500 pessoas já se inscreveram em busca de aprofundar o conhecimento do SUS.

A gerente de cursos da Etesb, Maria Ivone Levay, explica que “o curso no formato online busca atingir o maior número de pessoas da comunidade”. Durante o período em que estiver utilizando o programa, o aluno “vai conhecer a estrutura do SUS e os locais que deve procurar para cada tipo de atendimento, a depender da sua necessidade, como UBS, Upa ou hospital. Isso propicia que ele também entenda seus direitos e tenha maior consciência social”, esclarece.

Para facilitar o acesso da comunidade e ampliar o número de inscritos, a Escola disponibiliza também o tutorial da plataforma Moodle, com o passo a passo que ensina desde a criação da conta, até a inscrição, com criação do login e senha.

O aluno inscrito pode ter a comodidade de acompanhar as aulas sem pressa, mas deve lembrar que a conclusão do curso tem o prazo até dia 31/12, quando ele mesmo pode solicitar a emissão do seu certificado online.

Sobre a importância desse tipo de iniciativa, Maria Ivone destaca que “é fundamental para que o cidadão conheça seus direitos e possa usufruir desse conhecimento ao adentrar alguma unidade do SUS”.