Etesb promove Semana de Acolhimento para estudantes de curso técnico

A iniciativa visa dar boas vindas aos 30 aprovados no processo seletivo para técnico em análises clínicas

Natalia Oliveira, da Fepecs

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) promove, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, uma “Semana de Acolhimento” para 30 estudantes recém-aprovados no processo seletivo para técnico em análises clínicas. As atividades foram pensadas com o objetivo de recepcionar os novos estudantes e dar as boas vindas ao grupo, que vai se reunir semanalmente durante um ano e seis meses, até a formatura. Com carga horária de 1.400 horas e dividido em três módulos, o curso é constituído por partes prática e teórica, a fim de que os estudantes vivenciem em laboratório as experiências da profissão.

Durante a abertura do evento, na segunda-feira (19), o diretor da Etesb, Roberto Carlos Louzeiro ressaltou a necessidade de um “ambiente agregador e inclusivo, que seja propício aos estudos”. O gestor também falou sobre o papel da Escola na formação de novos profissionais técnicos e “as oportunidades provenientes de um curso bem estruturado e de grande relevância para a sociedade”.

Considerado o quinto curso técnico mais procurado no Brasil, o profissional de análises clínicas encontra muitas possibilidades no mercado de trabalho público e privado. Esse é um dos motivos pelos quais o curso era tão aguardado pela comunidade, além de contar com uma infraestrutura diferenciada, com laboratório moderno e equipamentos de alta qualidade à disposição dos alunos.

Programação

No primeiro dia (19), após uma recepção com café da manhã, os estudantes assistiram à aula inaugural sobre “a importância das análises clínicas no contexto da saúde”, ministrada por servidores do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Em seguida, fizeram um tour pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), que é mantenedora da Etesb.

No dia seguinte (20), os alunos participaram de uma Roda de Conversa com a psiquiatra Lilian Lordelo, da Secretaria de Saúde (SES), que foi convidada para falar sobre a mente, com destaque para a saúde mental. Além disso, também puderam conhecer a Biblioteca Central (BCE) da Fepecs, que conta com um acervo de 20 mil exemplares especializados em ciências da saúde. Lá, os discentes poderão fazer pesquisas, estudar após as aulas e realizar empréstimos de livros.

Para o gerente de cursos da Etesb, Sávio Alves, “é de suma importância que os alunos conheçam a parte física da instituição educacional, além de servidores, colegas e corpo docente, pois este será o primeiro contato deles com a Escola, criando assim uma boa relação entre todos”.

Nesta quarta-feira (21), último dia do evento, está prevista a orientação dos estudantes acerca da metodologia utilizada durante o curso, explicações sobre o acesso ao Google Sala de Aula e um momento para tirar dúvidas com servidores da coordenação e das gerências da Escola.

Expectativas para 2024

A Etesb é uma instituição que oferta cursos gratuitos para a população do Distrito Federal, por meio de processo seletivo ou apenas inscrição online. Atualmente, a Escola conta com uma turma de técnico em análises clínicas, cujo curso é presencial, com momentos online; uma turma de Cuidador de Idosos com início previsto para 5 de março e uma turma online do curso SUS e Cidadania, com inscrições abertas até o dia 30 de setembro.

Sobre o evento de acolhimento e as expectativas para 2024, Sávio afirma que “ao conhecer o que a instituição tem a oferecer, os discentes têm a oportunidade de observar a importância de uma boa estrutura, além de estabelecer desde o início uma relação de afeto com os docentes e toda equipe da Escola”. Segundo ele, “é um ponto positivo para o melhor aproveitamento do curso”.

A Semana de Acolhimento foi idealizada pela equipe pedagógica da Etesb, em conjunto com as demais áreas da Escola.